terça-feira, 18 de março de 2014

Guerra Do Vietnã


GUERRA DO VIETNÃ
A Guerra do Vietnã foi o mais longo conflito militar que ocorreu depois da II Guerra Mundial. Estendeu-se essa guerra em dois períodos distintos. No primeiro deles, as forças nacionalistas vietnamitas, sob orientação do Viet-minh (a liga vietnamita), lutaram contra os colonialistas franceses, entre 1946 a 1954. No segundo, uma frente de nacionalistas e comunistas - o Vietcong - enfrentaram as tropas de intervenção norte-americanas, entre 1964 e 1975. Com um pequeno intervalo entre os finais dos anos 50 e início dos 60, a guerra durou quase 20 anos.

Na verdade, devido a sua irradiação, seria melhor dizer Guerra da Indochina, do qual o Vietnã é uma das partes. A Indochina, região assim chamada por ser uma zona intermediária entre a Índia e a China, ocupa uma península do sudoeste asiático e está dividida entre o Vietnã (subdividido em Tonquim e Conchinchina), o Laos e o reino do Camboja. Toda essa região caiu sob domínio do colonialismo francês entre 1883-5 e assim ficou até a ocupação japonesa, entre 1941-45. Com a queda da França em 1940, formou-se o governo colaboracionista de Vichy, aliado dos nazistas. Em vista disso os japoneses permitiram uma certa autonomia administrativa feita por franceses. Mas em 1945, com a derrota do Japão, os franceses tentaram recolonizar toda a Indochina.

Antecedentes

O Vietnã já tinha passado por muitos problemas antes da guerra. No início do século XX, o país era dominado pela França. O Japão tomou posse da colônia francesa em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e a manteve sob seu controle até 1945. Então, um grupo revolucionário vietnamita chamado Viet Minh (Liga Vietnamita), comandado pelo líder Ho Chi Minh, ocupou Hanói, a capital do país, e declarou a independência do Vietnã.
Mas os franceses não queriam abrir mão do domínio sobre o país. Os dois lados travaram uma guerra que durou oito anos, conhecida como Guerra da Indochina. Em 1954, o Viet Minh, sob o comando de Vo Nguyen Giap, derrotou os franceses.
Em Genebra, na Suíça, houve uma reunião da qual participaram a França e o Viet Minh, para negociar o desdobramento da questão. Os Estados Unidos, a União Soviética e vários outros países também participaram do encontro. O resultado foi a divisão do Vietnã em dois países, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. O Viet Minh ficou com o controle do Vietnã do Norte, sob a presidência do comunista Ho Chi Minh. O controle do Vietnã do Sul ficou com o imperador Bao Dai, na verdade submisso aos franceses. O acordo previa eleições livres em 1956 no Vietnã do Sul, para decidir sobre a união dos dois Vietnãs.
A Conferência de Genebra


Divisão do Vietnã em duas partes 

Em Genebra, na Suíça, os franceses acertaram com os vietnamitas um acordo que previa:
1- O Vietnã seria momentaneamente dividido em duas partes, a partir do paralelo 17, no Norte, sob o controle de Ho Chi Minh e no Sul sob o domínio do imperador Bao Dai, um títere dos franceses;
2- Haveria entre eles uma Zona Desmilitarizada (ZDM);
3- Seriam realizadas em 1956, sob supervisão internacional, eleições livres para unificar o país. Os Estados Unidos presentes no encontro não assinaram o acordo.


4- Aumento da escalada americana no Vietnã (em soldados)
1960
900
1962
11.000
1963
50.000
1965
180.000
1967
389.000
1969
540.000


Em represália a um ataque norte-vietnamita e vietcong a base de Pleiku e Qui Nhon o presidente Johnson ordena o bombardeios intenso do Vietnã do Norte. Mas as tentativas de separar o Vietcong das suas bases rurais fracasssa, mesmo com a adoção das chamadas "aldeias estratégicas" que na verdade eram pequenas prisões onde os camponeses deveriam ficar confinados.

A Ditadura de Diem:


Em substituição a Bao Dai, Ngo Dihn Diem assumiu o governo no Vietnã do Sul, implantando um regime ditatorial. Ele não realizou as eleições programadas e proclamou a independência do Vietnã do Sul. Também obteve o apoio dos Estados Unidos, pois havia a certeza de que a população votaria a favor da união com o Vietnã do Norte, comunista. Em 1960, nacionalistas e comunistas do Vietnã do Sul formaram a Frente de Libertação Nacional, mais conhecida como Vietcong, e começaram a combater o governo de Ngo Dinh Diem, bem como a influência americana. Os vietcongues se escondiam durante o dia e atacavam à noite. Era uma guerra de guerrilhas, diferente da que os americanos estavam acostumados a enfrentar.
Os Estados Unidos apoiaram Diem primeiro com conselheiros militares e armamentos, e depois, a partir de 1963, com soldados. Os Estados Unidos apoiavam Diem porque eram contra o comunismo.
Enquanto isso, Diem perdia sua base de apoio entre a população sul-vietnamita. Uma razão disso era o tratamento intransigente que dava aos seguidores da religião budista. A maioria dos vietnamitas era budista, mas Diem era católico. Ele prendeu e matou centenas de budistas, e mais e mais pessoas se voltaram contra ele. Em 1963, integrantes do exército sul-vietnamita assassinaram Diem, e um grupo de oficiais do exército assumiu o governo.

O Desenvolvimento Da Guerra




Apoiados pelos americanos e suas armas poderosas os sul-vietnamitas atacaram por 10 anos o norte. Porém, depois que algumas embarcações americanas foram bombardeadas no Golfo de Tonquim, o presidente Lindon B. Johnson ordenou bombardeios de represália contra o Vietnã do Norte. Esse fato marcou a entrada dos EUA na guerra (1965). 


Cívis e guerrilheiros mortos na Guerra do Vietnã

Jovens Estadunidenses revoltados com a Guerra do Vietnã


Em 1968, as tropas do norte e os vietcongs fizeram a chamada Ofensiva do Tet, ocupando inclusive a embaixada americana em Saigon. Isso fez com que os americanos sofressem sérias derrotas.A guerra continuava e os americanos não estavam muito felizes. Várias manifestações foram realizadas contra a participação dos EUA na guerra.


Cívis mortos na guerra

Em 1972, durante o governo do presidente Nixon, os EUA bombardearam a região de Laos e Camboja utilizando, inclusive, armas químicas, mas não adiantou, pois os guerrilheiros continuavam lutando Os Vietcongues se saíram melhor, principalmente pelas vantagens geográficas, já que conheciam bem a região.Os americanos se retiraram do conflito em 1973; porém, a guerra só foi encerrada de fato em 30/04/1975, pois ainda havia alguns conflitos contra o norte.Em 1976, o Vietnã se reunificou e passou a se chamar República Socialista do Vietnã.A Guerra do Vietnã, como já foi dito no início deste texto, é considerado um dos conflitos mais violentos do século XX. 

Imagem de uma pessoa vietnamita sendo morta sem nenhum motivo

Bombardeio Estadunidense sobre o Vietnã do norte
Durante todo o desenrolar da guerra, os meios de comunicação do mundo inteiro divulgaram a violência e intensidade do conflito, além de falarem sobre o mau desempenho dos americanos, que investiram bilhões. Foi nesta guerra que os helicópteros foram usados pela primeira vez.

Chegam Mais Tropas Americanas

Os Estados Unidos foram se envolvendo cada vez mais na vida do Vietnã do Sul. O Congresso dos EUA autorizou o presidente Lyndon B. Johnson a ampliar a participação dos Estados Unidos na guerra, após o que teria sido um ataque vietnamita a um navio de guerra dos EUA em águas do golfo de Tonkin, em 1964.
Em 1968, os Estados Unidos já tinham mais de 500 mil soldados no Vietnã. Unidades militares pequenas da Coréia do Sul, da Austrália, da Nova Zelândia, da Tailândia e das Filipinas também ajudaram os sul-vietnamitas. Os governos comunistas da União Soviética e da China apoiaram o Vietnã do Norte e os vietcongues.
Aviões de guerra americanos despejaram bombas sobre estradas e pontes do Vietnã do Norte – inclusive bombas de napalm, um fluido incendiário pegajoso. Os Estados Unidos também bombardearam a Trilha Ho Chi Minh, que era uma rota pela qual os vietcongues recebiam suprimentos vindos do Laos e do Camboja. Em pouco tempo os aviões americanos já estavam atacando Hanói e outras cidades do Vietnã do Norte.
Em fevereiro de 1968, durante um feriado vietnamita chamado Tet, os comunistas atacaram cerca de trinta cidades do Vietnã do Sul. Os vietcongues sofreram baixas pesadas nessas batalhas, mas também morreram muitos soldados americanos. Cresceram os protestos contra a guerra nos Estados Unidos.

A reação contra a guerra e a contra-cultura


A fotografia foi tirada por Huynh Cong Ut da agência Associated Press e recebeu o Prêmio Pulitzer de 1973. Esta garota correndo se chama: Kim Phúc
A participação crescente dos EUA na Guerra e a brutalidade e inutilidade dos bombardeios aéreos - inclusive com bombas napalm - fez com que surgisse na américa um forte movimento contra a guerra. Começou num bairro de São Francisco, na Califórnia, o Haight - Aschbury, com "as crianças das flores" (flower children), quando gente jovem lançou o movimento "paz e amor" (peace and love), rejeitando o projeto da Grande Sociedade do pres. Johnson.
A partir de então tomou forma a movimento da contra-cultura - chamado de movimento hippy - que teve enorme influência nos costumes da geração dos anos 60, irradiando-se pelo mundo todo. Se a sociedade americana era capaz de cometer um crime daquele vulto, atacando uma pobre sociedade camponesa no sudeste asiático, ela deveria ser rejeitada. Se o americano médio cortava o cabelo rente como um militar, a contracultura estimulou o cabelo despenteado, cumprido, e de cara com barba. Se o americano médio tomava banho, opunham-se a ele andando sujos. Se aqueles andavam de terno e gravata, aboliram-na pelo brim e pela sandália. Repudiaram também a sociedade urbana e industrial, propondo o comunitarismo rural e a atividade artesanal, vivendo da fabricação de pequenas peças, de anéis e colares. Se o tabaco e o álcool era a marca registrada da sociedade tradicional, aderiram à maconha e aos ácidos e as anfetaminas. Foram os grandes responsáveis pela prática do amor livre e pela abolição do casamento convencional e pela cultura do rock. Seu apogeu deu-se com o festival de Woodstock realizado no Estado de N.York, em 1969.

A revolta instalou-se nos Campi Universitários, particularmente em Berkeley e em Kent onde vários jovens morrem num conflito com a Guarda Nacional. Praticamente toda a grande imprensa também se opôs ao envolvimento. Surgiu entre os negros os Panteras Negras (The Black Panthers) um expressivo grupo revolucionário que pregava a guerra contra o mundo branco americano da mesma forma que os vietcongs. Passeatas e manifestações ocorriam em toda a América. Milhares de jovens negaram-se, pela primeira vez na história do país, a servir no exército, desertando ou fugindo para o exterior.

Esse clima espalhou-se para outros continentes e, em 1968, em março, eclodiu a grande rebelião estudantil no Brasil contra o regime militar, implantado em 1964, e em maio, na França, a revolta universitária contra o governo do Gen. de Gaulle. Outras ainda ocorreram no México e na Alemanha e Itália. O filósofo marxista Herbert Marcuse afirmou que a revolução seria feita doravante pelos estudantes e outros grupos não assimilados pela sociedade de consumo conservadora.

As tropas dos Estados Unidos deixam o Vietnã

Em 1968, o presidente Johnson encerrou gradualmente o bombardeio do Vietnã do Norte, e tiveram início conversações de paz. Richard Nixon tornou-se presidente dos Estados Unidos em 1969 e começou a retirada das tropas americanas do Vietnã. Mas ele também reiniciou o bombardeio do Vietnã do Norte e expandiu a guerra para os países vizinhos. Tropas dos EUA e do Vietnã do Sul atacaram esconderijos dos norte - vietnamitas e dos vietcongues no Camboja e no Laos.
Em janeiro de 1973, o Vietnã do Norte, o Vietnã do Sul, os vietcongues e os Estados Unidos assinaram um acordo para pôr fim aos combates. Os EUA então retiraram quase todas as suas forças do país. Mas a guerra não terminou. Os Estados Unidos continuaram a fornecer dinheiro e equipamentos ao Vietnã do Sul.
A guerra chega ao fim

Em agosto de 1974, os Estados Unidos reduziram a ajuda militar que davam ao Vietnã do Sul, e, depois disso, o exército sul-vietnamita se desfez rapidamente. No ano seguinte os norte -vietnamitas iniciaram uma invasão maciça do Vietnã do Sul.
Tropas norte-vietnamitas entraram em Saigon, a capital do Vietnã do Sul, em 30 de abril de 1975. A guerra terminara, e os comunistas a tinham vencido. No ano seguinte eles unificaram os Vietnãs do Norte e do Sul em um só país, chamado Vietnã ou Republica socialista do Vietnã e tendo Hanói como capital. Eles mudaram o nome de Saigon para Ho Chi Minh City, em homenagem ao líder que morrera em 1969.

Conseqüências da guerra:

O Vietnã foi o país mais vitimado por bombardeios aéreos no século XX. Caíram sobre suas cidades, terras e florestas, mais toneladas de bombas do que as que foram lançadas na II Guerra Mundial. Para tentar desalojar os guerrilheiros das matas foram utilizados violentos herbicidas - o agente laranja - que dizimou milhões de árvores e envenenou os rios e lagos do país. Milhares de pessoas ficaram mutiladas pelas queimaduras provocadas pelas bombas de napalm e suas terras ficaram imprestáveis para o cultivo.





Os crimes de Guerra cometidos pelos Norte Americanos foram vários 

Por outro lado, aqueles que não aceitaram viver no regime comunista fugiram em precárias condições, tornaram-se boat people, navegando pelo Mar da China em busca de um abrigo ou vivendo em campos de refugiados em países vizinhos. O Vietnã regrediu economicamente a um nível de antes da II Guerra Mundial. Os Estados Unidos por sua vez saíram moralmente dilacerados, tendo que amargar a primeira derrota militar da sua história. Suas instituições - a CIA e o Pentágono - foram duramente criticadas e um de seus presidentes, Richard Nixon, foi obrigado a renunciar em 1974, depois do escândalo de Watergate.

O Legado da Guerra do Vietnã:

A Guerra influenciou e ainda influencia muito a cultura ocidental , vários artistas da época compuseram músicas baseadas na guerra , sendo as mais famosas : 'Fortunate Son' do Creedence Clearwater Revival , 'Imagine' de John Lennon ,entre outras.. , já nos cinemas o mais notório exemplo é 'Apocalypse Now' , o filme mais aclamado sobre a guerra.


No mundo dos games temos o mais famoso e recente exemplo 'Call of Duty Black Ops' que é ambientado na Guerra Fria , tendo varias missões em que se passam no Vietnã. Sem contar os inúmeros seriados , desenhos e documentários que se baseiam na Guerra do Vietnã , o mundo jamais se esquecerá desse violento evento que marcou o século 20..







PARA VOCÊ QUE NÃO GOSTA MUITO DE LER, MAS GOSTA DE ASSISTIR DOCUMENTARIOS SOBRE O ASSUNTO, ESTA AE UM VÍDEO DO YOUTUBE QUE MOSTRA EM ALTA DEFINIÇÃO A HISTÓRIA DA GUERRA DO VIETNÃ. O VÍDEO É EXTENSO POR ISSO PREPAREM A PIPOCA E VAMOS LÁ!




















Referências: http://escola.britannica.com.br/article/482804/Guerra-do-Vietna
                   http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_vietna.htm
              http://historiaespetacular.blogspot.com.br/2012/04/guerra-do-vietna.html?m=1
                  

Um comentário: